quinta-feira, 17 de maio de 2012

FÁBRICA SINOTRUK

Falta requerimento para cessão de terreno para fábrica da Sinotruk

Falta requerimento para cessão de terreno para fábrica da Sinotruk




Falta apenas um requerimento formal para que a prefeitura dê encaminhamento aos trâmites para desapropriação do terreno onde se instalará a Sinotruk. A informação é do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Dilmar Monarim.

A diretoria internacional da empresa virá a Lages em julho, quando pretende lançar a pedra fundamental da fábrica. Na última visita de diretores da empresa à Lages, a principal tarefa foi conhecer o terreno onde será instalada a fábrica. Além da Sinotruk, o local será abrigo para o Parque de Inovação da Serra Catarinense (Pisc), onde outras empresas se instalarão.

Segundo Monarim, a empresa ainda não formalizou o pedido para requerer o terreno. Depois é necessário tornar o local de utilidade pública. O secretário disse que esse passo já foi feito, (informação que não foi confirmada pela Câmara de Vereadores) faltando apenas a desapropriação.

Segundo o consultor de Assuntos Estratégicos do Estado, Marcelo Schlichting, já está sendo feita a negociação com os proprietários do terreno, que devem receber a indenização devida.
Para que a desapropriação seja feita, é necessária a aprovação de um decreto pela Câmara de Vereadores. A indenização é tratada posteriormente, através de negociação com os donos.

Marcelo explica que é possível desapropriar o terreno e fazer o pagamento posteriormente ao início das obras. “Eles vão chegar a um consenso ou o valor vai ser definido pela via judicial”. Já foram feitas avaliações para definir o preço de mercado do terreno, explica o consultor de Assuntos Estratégicos.

O terreno em questão fica na localidade de Índios, e seria o mesmo que foi prometido durante as negociações com a empresa alemã ZF. Enquanto as tratativas do terreno estão acontecendo, o projeto do Pisc está passando por uma readequação.



Segundo Monarim, houve problemas ambientais no projeto que deveriam ser sanados.
Será assinado um convênio da prefeitura com a SC Parcerias para a instalação do Pisc. Segundo Marcelo, será criada uma força-tarefa para a implantação do empreendimento.



A unidade de Lages



• A montadora da Sinotruk em Lages, terá capacidade inicial para a produção de cinco mil unidades por ano. Mas a previsão é chegar a oito mil unidades em médio prazo.

• Na primeira etapa devem ser gerados 400 empregos e a previsão é que chegue a 1.100 postos de trabalho diretos quando a unidade estiver à plena capacidade.

• E para que as obras iniciem, basta se completar a aquisição do terreno, o que deve se consolidar até julho, mês em que as obras devem iniciar.

http://www.clmais.com.br/informacao/35724/
Postado por Samara

Nenhum comentário:

Postar um comentário